Lona dos sonhos: as histórias do Lona na Lua


Imagine colocar uma lona azul estrelada no centro de uma cidade sem teatro, sem cinema, sem nenhuma alternativa cultural. Agora, imagine que sob essa mesma lona acontecem oficinas gratuitas para 200 crianças de 8 a 18 anos de teatro, circo, dança e música. Imagine ainda que tudo isso começou sem dinheiro em caixa. Pois um louco imaginou. Ou melhor: idealizou e fez acontecer.
O louco é o Zeca Novais, artista e agitador cultural de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro. Ele construiu um movimento sociocultural chamado Lona na Lua. O projeto se tornou sucesso de público e pólo de transformação da realidade social de crianças e adolescentes na cidade de Rio Bonito e região. Em 2016, a loucura completou sete anos.
Na comemoração pelo sétimo aniversário, convidou o amigo e companheiro das artes Rafael Cal a escrever um livro reunindo as memórias do projeto. Rafael Cal é professor de história e dramaturgo e aceitou o desafio, iniciando um trabalho de intensa pesquisa e preparação do material.
A partir daí, os dois inscreveram a proposta de um livro no edital de Microprojetos da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Foram contemplados com os recursos para a produção de 200 unidades a serem distribuídas para escolas, bibliotecas, centro culturais, grupos, coletivos e qualquer instituição que solicitasse.
Assim nasceu o "Lona dos sonhos: as histórias do Lona na Lua". O livro conta a história do Lona na Lua, os percalços encontrados pelo caminho, os momentos divertidos e as tragédias pessoais que circundam a jornada de construção de um movimento com tamanho impacto na região.
A Associação Cultural e Social Lona na Lua financiou a produção de mais 800 exemplares a serem vendidos com toda a renda revertida para a manutenção do Espaço Cultural Lona na Lua e suas atividades.
Nesse segundo semestre, Rafael Cal e Zeca Novais agora têm se dedicado a um circuito de eventos relacionados ao livro, visitando escolas e centro culturais para lançamentos, palestras e rodas de conversas com leitores e interessados.
Se você deseja adquirir o livro ou contatar o autor (no caso, eu): 

Rafael Cal – rafaelcal1985 [a] gmail.com
Zeca Novais – zecanovais [a] yahoo.com.br | (21) 99564-0609



Nenhum comentário:

Postar um comentário